Após o início do período de isolamento devido à pandemia do COVID-19, muitas empresas instituíram o Home Office como solução para manter o ritmo de trabalho. Alguns cuidados com a cibersegurança devem ser tomados pelas empresas e seus colaboradores.

Como manter a segurança de dados durante o home office?

  1. Manter os computadores de todos os colaboradores com as ferramentas de antivírus atualizadas;

  2. Contar com o apoio da equipe de TI para reforçar os sistemas de segurança já usados regulamente;

  3. Manter o acesso dos colaboradores por VPN;

  4. Ativar a criptografia nos computadores: ao ativar essa proteção extra contra roubo de dados, caso o dispositivo for invadido ou perdido, as informações ficarão ilegíveis;

  5. Divulgação regular de informativos sobre segurança e proteção de dados aos colaboradores, tais como: mudança de senha de WI-FI, não compartilhamento de dados em dispositivos pessoais; credenciais diferentes para uso profissional e pessoal; e realização regular de back-ups.

Principais riscos:            

  • Hackers: o uso de spam (e-mails e mensagens com informações e links falsos) e phishing (endereço de e-mail que tenta se assemelhar ao real) irá se adaptar ao home office, portanto, toda a equipe deve ficar alerta e confirmar solicitações suspeitas por telefone com quem as enviou.

  • Golpistas se passando por colegas de trabalho: aproveitando que muitas empresas estão em trabalho remoto, golpistas podem se passar por colegas solicitando dados sobre operações e clientes. Evitar responder a mensagens incomuns sem a confirmação verbal de parceiros e superiores.

Faça, abaixo, o download de material sobre cibersegurança e o COVID-19 ou acesse nossa seção especial sobre a pandemia.

Comment

Leia Mais